Choosing a pod/pt-BR

From diaspora* project wiki
Jump to: navigation, search
Idiomas

English · العربية · čeština · Deutsch · Ελληνικά · Esperanto · español · suomi · français · italiano · 日本語 · Nederlands · polski · português · português do Brasil · русский · українська · 中文

»» Note
This page is a translation. Please note that all translations are maintained by individual contributors and not by the core team. Because of that, translations may be outdated or provide wrong information. If in doubt, check the English version of this page.

Uma das maiores liberdades que Diaspora oferece a você é a liberdade de você escolher onde seus dados pessoais são armazenados, através da escolha de um pod. Escolher um pod é, entretanto, uma das mais importantes decisões que você faz quando se associa a Diaspora.

Se você tem conhecimento técnico para fazer isso, você pode até mesmo hospedar seus dados você mesmo, através da configuração de seu próprio pod, usando seu próprio computador como um servidor ou usando um servidor mantido por uma empresa de hospedagem. Desta maneira, você sabe exatamente quem tem controle sobre seus dados - você mesmo. Você pode ainda configurar um pod para seu próprio uso, ou abrir seu pod para outros membros da comunidade. Veja nossos Guias de Instalação para seu SO.

Se você não quer hospedar seu próprio pod, você precisará escolher entre os pods abertos de Diaspora. Você provavelmente está acostumado a não ter nenhuma escolha onde seus dados são armazenados quando você se associa a uma nova rede social, então é provável que você nunca teve que pensar sobre isso antes. Nós tentaremos dar a você algumas dicas que podem ajudar a trabalhar sua mente.

Quando for escolher um pod, você pode querer considerar:

  • Localização do servidor: você pode querer escolher um pod que esteja próximo de onde você mora, o que pode ajudar a melhorar o tempo de resposta; ou você pode querer escolher um pod cuja base seja um país no qual você acredita que tenha boas políticas de segurança de dados.
  • Tamanho do pod: você pode preferir estar em um dos maiores pods Diaspora, ou estar em um menor. Existem vantagens e desvantagens potenciais em cada caso.
  • Versão de Software: Para a maioria das pessoas, o ideal é um pod que seja mantido atualizado regularmente com a última versão estável do software Diaspora, e que então tenha disponível todas as últimas facilidades e avanços de performance. No entanto, alguns pods rodam código de desenvolvimento e experimentam facilidades que não estão propriamente finalizadas. Você pode querer estar em um pod que faz isso se você quiser testar novas facilidades para nós, mas neste caso, seu pod pode não ser tão estável.

David Morley de diasp.org criou uma ferramenta bastante útil que está disponível para ajudá-lo a escolher um pod, chamada Pod Uptime. Veja abaixo maiores detalhes desta ferramenta.

Para ver o número estimado de usuário em cada pod, você pode checar o site Diaspora stats.

Como utilizar Pod Uptime

Pod Uptime é uma lista ao vivo dos pods abertos na rede Diaspora. Ela obtém seus resultados se comunicando regularmente com cada pod e mostrando os resultados.

A visão padrão mostra os resultados em forma de tabela; entretanto, se você preferir, você pode ver os pods mostrados sobre um mapa. Clique em 'Show Map View' na parte superior direita para ter essa visão.

Você pode ver os pods listados de acordo com qualquer uma das colunas: pod name (nome do pod), software version (versão de software), uptime (percentual de tempo que está funcionando), months online (meses que está funcionando), user rating (avaliação pelos usuários) e location (localização). Para mudar a ordem em que eles são mostrados, clique no cabeçalho da coluna a partir da qual você quer ordenar. Para inverter a ordem, clique no cabeçalho novamente.

Pod name

Mostra o nome do domínio do pod. Você pode ver se o pod oferece comunicação segura se ele começar ou não com https://. Pods que oferecem comunicação segura são mostrados na cor verde; aqueles que não oferecem são mostrados em vermelho.

Para ver mais detalhes sobre a segurança oferecida por qualquer pod e sua performance, posicione o cursor sobre o nome do pod.

Version code

Mostra a versão de software Diaspora que o pod está rodando. O pods que estão rodando a última versão estável são mostrados em verde; aqueles que estão rodando versões antigas são mostrados em vermelho. Também são mostrados em vermelho os pods que estão rodando código de desenvolvimento, que é mais novo que a última versão estável mas não é estável, que é somente indicado para pessoas que queiram ajudar a testar o software Diaspora.

Uptime percent

Mostra o percentual de tempo que o pod está rodando sem problemas. A maioria dos bons pods devem estar próximos ou em 100%. Tempo de inatividade pode acontecer quando são feitas atualizações, ou quando o servidor tem um problema. Mais do que um pequeno percentual de tempo de inatividade pode significar que você encontrará Diaspora indisponível de tempos em tempos.

Months online

É auto-explicativo: significa quanto tempo, em meses, que o pod tem feito parte da rede Diaspora.

User rating

Pod Uptime permite que usuários avaliem seus pods. Clique em rating para ver comentários de usuários e notas individuais.

Server location

Mostra o país no qual o servidor está localizado. Você pode ver uma localização mais precisa de cada servidor pod utilizando a visão de mapa (map view).

Hidden pods

Existe um número de pods que não são mostrados na lista principal, por terem muitos problemas a serem solucionados, de um tipo ou de outro. Se você quiser, você pode vê-los clicando no link 'Hidden' na parte inferior da página.

Conecte-se!

Nós esperamos que isso te ajude a escolher um pod para que você se conecte a comunidade Diaspora. Se você ainda não tem certeza sobre qual pod escolher depois de utilizar Pod Uptime, escolha um dos pods que tem uma boa avaliação, e talvez que esteja localizado em um país próximo de você, e faça um teste. Uma vez que você está conectado a Diaspora, você sempre pode perguntar a outros membros da comunidade sobre as experiências deles em diferentes pods, fazendo uma publicação de modo público e utilizando a tag #pod . Você sempre pode mudar de pod no futuro, fechando sua conta e abrindo uma nova em um pod diferente.

Comunidade